brincadeiras de páscoa

A páscoa já está chegando, normalmente é uma data que passamos junto com os familiares ou reunimos as crianças. Como esse ano ainda enfrentamos uma fase difícil que o isolamento ainda é necessário, por que não fazer um dia especial e divertido com brincadeiras de páscoa junto dos familiares mais próximos?

Além disso, fazer brincadeiras de páscoa torna o dia mais legal do que simplesmente resumir a ganhar um chocolate. E eu trouxe um leque de opções pra vocês se divertirem nesse dia ou até mesmo alguns dias antes fazendo preparativos!

1. Caça aos ovos e algumas variações

Essa é uma das brincadeiras de páscoa mais tradicionais e vale a família toda participar, sendo apenas uma pessoa responsável pela organização dela.

Você pode fazer um mapa indicando onde estão os ovos, é legal para que a criança crie algumas estratégias e desenvolva uma forma de interpretação. Encontrar um ovo de “ouro” pode ser o objetivo principal da brincadeira.

Você pode fazer um caça ao ovo com desafios em cada ovo encontrado, como por exemplo “dê 10 pulinhos”, “imite um animal”, “cante uma música de páscoa”, etc.

Há a possibilidade de fazer um caça aos coelhos em vez de caça aos ovos, espalhando coelhos de papel pela casa. No final das contas, por que não unir todas essas idéias e fazer uma super caça aos ovos/coelhos?

2. Perguntas e respostas

brincadeiras de páscoa

Crie perguntas relacionadas a páscoa incluindo também o seu verdadeiro sentido, como ela surgiu, etc. Coloque os papéis em um saco ou potinho e aos poucos vá sorteando as perguntas, a cada acerto o prêmio pode ser um chocolatinho ou quem acertar mais perguntas ganha um chocolate.

3. Monte o seu coelho

brincadeiras de páscoa

Em um papel, cada um desenha uma parte do coelho do seu jeito, o nariz, boca e orelha, no final é só recortar os desenho e montar um coelho divertido com desenhos de pessoas diferentes em um só bichinho.

4. Quantos ovos tem no pote?

brincadeiras de páscoa

Você pode separar vários potinhos ou potões com mini ovos de chocolate ou de plástico onde apenas uma pessoa sabe a suas quantidades e os demais tentam acertar quantos ovos tem ali.

5. Colocando o rabo e o nariz do coelho

Basta imprimir ou desenhar um coelho em tamanho A3, depois disso pegue bolinhas de algodão para ser o rabinho e faça narizinhos com algum papel ou material mais resistente. Cada participante fica vendado e tenta colocar no lugar certo as partes do corpo do coelhinho. Depois de tirar a venda, ver os resultados das tentativas serão divertidos!

6. Não deixe o ovo cair!

Em uma colher, coloque um ovo (se você não se importa com a sujeira pode ser um ovo cru mesmo, caso contrário, cozinhe-os) e em uma distância de cerca de 50 metros vocês precisam apostar quem chega antes, mas sem derrubar o ovo.

7. Máscara de coelho personalizada

brincadeiras de páscoa

Para facilitar, pode deixar a máscara de coelho recortada ou comprá-las prontas, e no dia da páscoa cada um decora como gostar: com glitter, tinta, adesivos, etc. Isso também pode ser feito com a máscara de tecido ou cirúrgica, é uma maneira de incentivar as crianças a usa-las!

8. Artista de ovos

brincadeiras de páscoa

Pintar os ovos é uma atividade gostosa que exige concentração e criatividade. Esvazie os ovos ou cozinhe-os, aí basta pincéis, tintas e soltar a imaginação! Se vocês optarem pelos ovos já vazios, podem depois preencher com amendoim doce então, a dica é que comecem a guardar desde já essas casquinhas. Veja aqui alguns modelos.

9. Colorindo a páscoa

brincadeiras de páscoa

Imprima alguns desenhos de páscoa e pintem com diferentes cores de lápis de cor. Tem alguns sites que disponibilizam desenhos gratuitamente, basta imprimir! Escolha os seus favoritos aqui ou aqui.

10. Amigo oculto

brincadeiras de páscoa

Assim como fazemos amigo oculto no natal, por que não fazer na páscoa? Cada um tira o seu papelzinho com o nome e no dia é feita a revelação. Será que você sabe qual o chocolate favorito de cada um?

11. Alimentando o coelho

Para os mais pequenos, essa brincadeira pode ser bem legal. Desnhe ovos de diferentes formatos e recorte-os, faça um coelho em um papel mais resistente com uma cavidade na boca, então peça para a criança alimentar o coelho com o ovo que tenha uma determinada característica.

12. Álbum de páscoa

brincadeiras de páscoa

Que tal fazer um nariz de coelho de palitinho ou de tinta na pele, e tirar diversas fotos divertidas? Vocês podem fazer um álbum e depois imprimir, antes disso, ainda podem brincar de personalizar o narizinho de cada um.

13. Bandeiras de ovos

Recorte formatos de ovos e personalize com os seus filhos cada um deles com os materiais que você tem: tinta, lapís de cor, glitter, whashtape, etc. Depois é só unir os ovos com um cordão e usar no dia da páscoa para decorar, é uma opção para fazer antes ou no dia da comemoração.

14. Quente ou frio

brincadeiras de páscoa

Essa é um das brincadeiras de páscoa que podem ser complemento para a caça aos ovos/coelhos. A criança deve procurar o ovo escondido e você vai dando a dica se está quente ou frio…

São muitas opções, você pode fazer um dia de páscoa muito divertido! Se não der para fazer todas as brincadeiras nessa páscoa, salve este post para fazer o restante nas outras!

Se você é o tipo de pai e mãe que gosta de fazer os dias serem especiais de maneira diferente temos dicas para logo mais, o dia das crianças, onde dou dicas para dar o maior presente de todos, estar presente!


Fontes: Educação e Transformação, Tempo Junto, Blog Vida de Casada e Revista Claudia.
Compartilhar

Você também pode gostar

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *