Autora: Camila Bortolozo

Se você é o tipo de pai ou mãe que se preocupa em estimular os sentidos do seu filho ou sempre busca inovar na hora da diversão, hoje falarei das brincadeiras sensoriais. Elas são essenciais para o desenvolvimento da criança, principalmente na primeira infância.

As brincadeiras sensoriais são capazes de estimular os 5 sentidos do pequeno, sendo eles o olfato, tato, paladar, visão e audição. Sabemos que nas atividades diárias podemos estimular automaticamente esses sentidos, mas quando estimulados com frequência e propósito melhoram ainda mais a cognição, língua, relações sociais e emocionais do bebê.

Para quem não sabe, do nascimento até mais ou menos os 5 anos, é a idade onde o cérebro está em grande desenvolvimento, sendo assim, neste período este órgão é como uma esponja, absorve tudo o que tem ao seu redor, aprende de maneira mais rápida e separa as informações úteis e necessárias para o decorrer da vida – por isso, muitas vezes, temos tantas memórias sensoriais da infância.

Então quer dizer que quanto mais estimularmos a criança e seus aprendizados nessa idade, haverá um estímulo também da criatividade e inovação na vida do pequeno.

Brincadeiras sensoriais

É importante lembrarmos que a falta dos estímulos assim como os negativos, como estresse e medo, podem causar sérios problemas como você pode ver neste trecho do blog “Eu Cresci”:

Existem pesquisas que indicam que os bebês que não recebem estímulos positivos e adequados por parte dos pais ou cuidadores podem desenvolver cérebros 20 a 30% menores do que as crianças que tiveram experiências positivas e um ambiente seguro e acolhedor.

Dados estes fatos, entendemos que estimular nossas crianças permitindo que elas explorem as coisas diariamente, pode garantir que se tornem mais corajosas, confiantes e tenham maior capacidade de compreensão.

Brincadeiras sensoriais

Vamos então colocar a mão na massa? Aqui temos dicas super simples de como começar a trabalhar mais os estímulos do seu bebê com as brincadeiras sensoriais.

1. De olhos vendados: que tal vendar os olhos e tentar adivinhar do que é determinado cheiro? Pode ser de frutas, comidas, flores, produtos de higiene…Isso é capaz de estimular muito o olfato.

2. Garrafas sensoriais: Neste tutorial do vídeo você aprende como pode estimular vários sentidos ao mesmo tempo: visão, tato e audição.

3. Balde com esponja: coloque dois baldes, um com e outro sem água, agora basta com que a criança tente transferir a água de um lugar para o outro com a esponja.

4. Quente e frio: brinque com gelo e água morna, ensine seu filho a diferenciar esses dois estados físicos e de temperatura.

5. Estimule a leitura: livros são essenciais para estimular a visão e criatividade, hoje em dia existem diversos livros que possuem sons e texturas.

6. Caixa de Fitas: pendure fitas de diferentes cores, tamanhos, espessuras e texturas em uma caixa. Isso incentiva o conhecimento das cores e a confiança no tato.

7. Painel sensorial: em um pedaço de caixa cole diversos acessórios que emitam sons, tenham diferentes cores e texturas.

Aqui você aprende diferentes tipos de painéis, assim como também o cubo sensorial:

8. Fantoches e dedoches: você pode fazer um teatro na sua casa, e dependendo da idade, seu filho pode até ajudar a criar a história. É possóvel fazer um “palco” para os personagens com uma caixa com corte quadrangular ao meio, onde ficarão enquadrados os personagens.

9. Sentindo texturas: permita que seu filho brinque com coisas como espuma de barbear, plástico bolha ou até mesmo faça gelatina de várias cores e deixe que o pequeno toque e sinta sua textura diferenciando também as cores.

Outras atividades diárias podem ser feitas sempre com seu filho. Ao sair na rua nomeie sons, cores e chame atenção para os movimentos e coisas novas que aparecem na rua. Deixe a criança livre para tocar e experimentar diferentes coisas, isso vai estimula-los de forma natural.

Cantar também promete ser ótimo para seu bebê, ajuda também a desenvolver outras habilidades além da audição.

E você, tem alguma dica de brincadeira sensorial que faz por aí com seu pequeno? Conta pra gente!

Se você gostou deste tema, você pode ler mais no post sobre animais para crianças, um ótimo estimulante sensorial!

Fontes: Eu Cresci, Escola Tia Marta, Blog Moda Infantil, Tempo Junto e Blog do Elo7.

Compartilhar

Você também pode gostar

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *