Autor: Camila Bortolozo

O dia das crianças vem se aproximando, é normal nos questionarmos sobre o que dar de presente, porém, sabemos que nem sempre está dentro dos nossos orçamentos ou até mesmo nos perguntamos se é realmente saudável dar presentes para comemorar este dia.

Como surgiu o dia das crianças

crianças e seus direitos

Vou contar um pouco como esse dia surgiu e se tornou uma data especial pelo mundo todo.

No Brasil, já em 1924 no Rio de Janeiro, um ano após o Congresso Sul Americano da Criança, o dia das crianças nasceu devido movimento que este evento proporcionou por aqui:

Um político notou a comoção provocada pelo tema na época. No ano seguinte, o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961) propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil.

Mundialmente, o dia das crianças é comemorado em datas diferentes, mas a principal é no dia 20 de Novembro. Neste dia, no ano de 1959 a ONU instituiu a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Você deve estar se perguntando: quando dar presente no dia das crianças se tornou um hábito? Foi no ano de 1960, com uma jogada de marketing agressiva da marca de brinquedos Estrela e da de produtos de higiene Johnson&Johnsons. Estas, criaram promoções na chamada “Semana do bebê robusto” que deu super certo. Visto o sucesso outras empresas usaram o tema “semana da criança” para vender, desde então, dar presentes no dia das crianças se tornou simbólico.

crianças rindo

É importante lembrarmos dessa trajetória histórica para entendermos como essa data foi constituída pelo consumismo. Que tal mudarmos esse hábito consumista e começarmos a ver que o dia das crianças tem muito mais importância quando feito com ações – ainda mais nos tempos em que os pais não tem mais tempo para estar com seus filhos – do que dando presentes.

Hoje já existem ONGS que procuram a regularização da publicidade infantil afim de evitar que a criança tenha desejo exacerbado pelo consumo, que na maioria das vezes, não é genuíno. Isso porque desde a prateleira dos mercados até as propagandas na televisão em determinados canais ou horários utilizam da imagem de desenhos animados, personagens e brinquedos para estimular o consumo infantil.

O documentário “Criança, a alma do negócio” aborda esta questão, é uma fonte para que possamos entender melhor como funciona o mercado no marketing infantil e possamos começar a dar passos para transformar nossas crianças em adultos mais conscientes. Dá uma olhada no trailler:

O documentário também está disponível completo no youtube.

Como fazer um dia das crianças diferente?

Pensando nisso, separei algumas dicas para que você faça esse dia das crianças diferente, onde o presente é a sua presença.

crianças brincando

Amigos em casa

Deixar que seu filho tenha um dia com os amigos em casa é uma ótima opção, é um momento importante para todas as crianças e é importante deixar que seus filhos fiquem livres neste momento.

Gincanas

Em casa mesmo, você pode fazer gincanas com o seu filho ou até mesmo unir a ideia dos amigos em casa para montar diversas brincadeiras, que são simples de serem feitas e muito divertidas.

gincana com cabo de força

Tarde da culinária

Use uma tarde para esta ação, fazer biscoitos decorados, chocolates e até bolos. Isso incentiva a criança no aprendizado de medidas, sabores, ingredientes e conscientiza sobre o processo de fazer um alimento.

crianças cozinhando

Acampamento no quintal

Ir até um local com todos os apetrechos para acampar e garantir a segurança muitas vezes não é possível, então por que não acampar no quintal? Monte a própria barraca com lençóis, lona, almofadas e colchão, faça sua própria fogueira e utilizem a lanterna. É diversão garantida!

acampamento dia das crianças

Doações de brinquedos

Conscientizar o seu filho que crianças não tem as mesmas oportunidades ou até mesmo doar aquilo que não se usa tem sua importância na construção de um adulto consciente. Tirar uma parte do dia para esse momento é uma excelente idéia.

doação no dia das crianças

Oficina de brinquedos

Que tal se dedicar um tarde toda a fazer os próprios brinquedos? Solte a criatividade, existem vários tutoriais por aí de brinquedos feitos com materiais recicláveis, até mesmo o papel machê. Isso estimula a criatividade e uma baguncinha é bem vinda neste dia!

oficina de brinquedos em casa

No nosso blog você encontra dicas de como fazer seu brinquedo, clica aqui.

Você pode unir várias ideias que eu dei aqui e fazer um dia incrível. Depende de nós mudar o conceito de que um dia das crianças feliz é apenas dando presentes, assim como desassociar as datas comemorativas ao consumo material enquanto ela pode ser muito mais marcante com a presença das pessoas, ações e o carinho, evitando que seu filho crie expectativas diante destas datas.

Um feliz dia das crianças!


Fontes: Dourados Agora, Vida Organizada, Sempre Família, El País Brasil, BBC e Nova Escola.

Compartilhar

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *