Autora: Camila Bortolozo

Neste ano fomos surpreendidos pela pandemia e muita coisa mudou na nossa rotina. As famílias passaram a ter que se adaptar a um novo formato de vida e seguir com a educação na pandemia é um dos grandes desafios desse momento, para os pais, filhos e professores.

educação na pandemia

Pensando nisso, hoje eu trouxe várias dicas de como fazer as coisas acontecerem durante este período em relação a educação na pandemia.

Acredito que os pais e filhos estão muito mais ligados nas atividades escolares agora, os pais acabaram sendo muito mais responsáveis pelas tarefas, tendo mais participação e interação com o meio educacional. Isso com certeza mudará a visão dos pais em relação a escola e o reconhecimento com o trabalho do professor será muito mais valorizado, não acham?

Dicas para educar na pandemia:

Rotina

A primeira dica é sobre manter organizadas as atividades escolares, que é resumida basicamente em manter uma rotina. Os horários de estudo e de brincadeiras precisam ser bem determinados e cumpridos. Para os menores, quando as tarefas de casa são passadas os pais precisam estar totalmente presentes, e também devem ter um horário determinado para acontecer, isso com certeza beneficiará você e seu pequeno.

Hora do descanso

A hora do descanso é essencial, precisamos observar que horário a criança consegue manter sua maior atenção e focar no estudo e qual a hora de parar. Levar em conta as pausas para comer, brincar e tomar água contribui muito para um melhor desenvolvimento das atividades.

Local da aula

Quanto ao local da aula, isso é de extrema importância. Primeiramente, é preciso tirar o pijama, escolher um ambiente iluminado e evitar lugares com muitas distrações e barulhos. Ah, e vamos procurar manter o mesmo local de estudo sempre, e de forma organizada!

Diálogo com seu filho

O diálogo com seu filho faz parte desse processo de educação na pandemia, procure entender suas dificuldades neste momento, seus sentimentos e não cobra-los demais. Sempre priorize a qualidade das atividades e não a quantidade. Deixar claro como funciona estar trabalhando em Home Office também deve fazer parte deste diálogo.

Atividades simples da casa

Outra dica importante para fazer com que as crianças se sintam mais úteis e entretidas , é ensinar algumas atividades simples da casa, isso pode se tornar uma diversão. Conforme a idade do seu pequeno, defina em quais coisas ele pode ajudar.

Conciliar sua rotina

Procure sempre conciliar sua rotina, faça as pausas ao mesmo tempo dos seus filhos, a hora da alimentação é perfeita para passarem um tempo maior juntos e manter a rotina em foco.

Planejamento

Acho que deixamos bem claro por aqui como a rotina é importante para manter a educação na pandemia, porém, temos que lembrar que os momentos de brincadeira são muito importantes! Planeja-las para que isso possa encaixar no seu dia a dia pode te ajudar, dá uma olhada nesse vídeo que explica como fazer esse planejamento:

Dicas de brincadeiras que podemos fazer para entreter e também educar:

O Canal Natgeo Kids criou uma página chamada “Aprenda em casa” que ensina sobre biologia, história e muito mais. Você também encontra a Nat Geo Lab, que ensina várias brincadeiras educativas que você pode fazer depois! Esse é um momento em que você pode conciliar educação com um pouco de relaxamento e entretenimento.

Fazer sessões de filme com seu filho e conversar com ele sobre o que assistiram ajuda a desenvolver uma visão crítica, concentração e diálogo entre pais e filhos.

Não é preciso estar todo tempo brincando com o pequeno, dê um tempo para que ele brinque sozinho, isso também é importante. Neste vídeo fala mais sobre isso:

Ler e ouvir histórias contadas são uma ótima opção para aqueles momentos em que precisamos acalmar os ânimos, antes de dormir ou do cochilo da tarde. No Youtube é possível encontrar diversas contadoras de histórias, que até mesmo realizam algumas Lives no Instagram ou Youtube.

Música é essencial, unir os seus gostos com o da criança e apresentar algumas músicas novas é uma atividade super divertida, quem não gosta de cantar e dançar? É uma ótima distração. O Site Tempo Junto tem até uma playlist no Spotify para agitar as crianças aí na sua casa.

educação na pandemia

Outras brincadeiras como pintura – e é mesmo para fazer bagunça e deixar os pequenos livres -, massinha, dobraduras, quebra cabeça e caça ao tesouro são ótimas para desenvolver o lado sensorial e de lógica.

E se quiser mais dicas de brincadeiras para fazer em casa, no nosso blog você encontra várias como brincadeiras sensoriais e o jogo das 5 marias!

Lembro vocês, que os pais não devem querer assumir o papel do professor com processos de alfabetização e demais ensinamentos. Você participará mais das atividades e será mais responsável pela rotina, mas o professor ainda sim tem as técnicas e vai continuar tendo seu papel e você passará a entender muito melhor esse processo.

Ensinar não é só colocar para fazer aulas online, mas sim participar das atividades escolares e trazer brincadeiras criativas e educativas.

educação na pandemia

Conta para mim, como tem sido para você esse momento?

Fontes: Aventura de Construir, FUNDACRED, UNINTER, Tempo Junto, iBahia e Gazeta do Povo.
Compartilhar

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *